Archive for março, 2019

IRPF 2019 – Porquê não deixar pra última hora?

segunda-feira, março 18th, 2019

Declarações podem ser enviadas até 30 de abril. Quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes.

Deixar para fazer a declaração do imposto de renda na reta final do prazo ainda é um hábito frequente entre muitos brasileiros, mas é um risco que não vale a pena correr, pois dificilmente pode trazer alguma vantagem.

Além da maior chance de erro e de cair na malha fina, vale lembrar que quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes.

A temporada de entrega das declarações termina no dia 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74, sendo limitada a 20% do imposto devido.

Veja abaixo alguns dos principais motivos para não deixar a declaração do IR para última hora:

1 – Risco de erros

O ditado já diz: a pressa é inimiga da perfeição. O preenchimento da declaração exige atenção , pois qualquer centavo a mais (ou a menos) pode levar à malha fina. Diferenças entre valores declarados pelo empregador e contribuinte, omissão de rendimentos ou de valores reembolsados, e lançamento de dados em ficha errada são erros comuns.

2 – Imprevistos e esquecimentos

O preenchimento da declaração exige levantar uma série de informações e comprovantes. Assim, quem deixa para a última hora, corre o risco de não conseguir todos os documentos necessários. Contrato ou escrituras de compra e venda de imóveis ou automóveis, notas fiscais de escolas, centros médicos ou de outros serviços de profissionais liberais podem demorar dias para serem obtidos.

Com pouco tempo, aumento o risco de esquecer de gastos que poderiam ser abatidos. Pode ser tarde demais também para levantar todos os comprovantes necessários.

3 – Receber antes a restituição

A análise das declarações é feita por ordem de entrega. Sendo assim, quem declara por último, recebe por último uma eventual restituição.

Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 6,5% ao ano e cuja previsão do mercado é de manutenção neste patamar ao longo de todo o ano. Ou seja, diferentemente do que aconteceu em outros anos, quando havia a expectativa de elevação dos juros ao longo do ano, deixar para fazer a declaração nos últimos dias para receber nos últimos lotes é uma aposta que dificilmente trará alguma vantagem em 2019.

Vale lembrar ainda que aqueles que recebem nos primeiros lotes têm a vantagem de usar o dinheiro para a quitação antecipada de dívidas ou até mesmo para fazer aplicações financeiras com rentabilidade acima da Selic.

Veja as datas de pagamento dos lotes de restituição do IR neste ano:

• 1º lote, em 17 de junho de 2019;
  • 2º lote, em 15 de julho de 2019;
  • 3º lote, em 15 de agosto de 2019;
  • 4º lote, em 16 de setembro de 2019;
  • 5º lote, em 15 de outubro de 2019;
  • 6º lote, em 18 de novembro de 2019;
  • 7º lote, em 16 de dezembro de 2019.

4 – Rede congestionada e conexão

Como o número de acessos ao sistema da Receita aumenta nos últimos dias, é comum o sistema apresentar instabilidade ou lentidão na reta final do prazo, o que pode trazer algum problema ou, no mínimo, fazer com que o contribuinte gaste mais tempo na tarefa. Além disso, há sempre o risco de a conexão de internet falhar ou o computador apresentar algum defeito.

5 – Ajuda mais difícil

Deixar para entender toda a dinâmica do programa da Receita e as novidades da declaração do IR 2019 nos últimos momentos pode virar uma missão impossível. E neste tipo de situação, é sempre mais difícil encontrar disponível um amigo ou parente que está acostumado a prestar contas com o Leão.

6 – Risco de multa

Perder o prazo significa pagar multa. O valor é de no mínimo R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Além do prejuízo financeiro, o contribuinte fica com o CPF “sujo”, o que pode lhe impedir de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Gostou do artigo? Encaminhe para um amigo.

Thiago Farias – CEO Aci Contabilidade

Fique por dentro do prazo de guarda de documentos

terça-feira, março 12th, 2019

Tempo depende tipo – se é tributário ou trabalhista –, e da norma legal que exige sua exibição, especialmente para fins de fiscalização e cobrança de eventual dívida.

A Guarda de documentos é parte importantíssima da organização de uma empresa.

Conhecer a importância de tal prática e o por que de realizá-la é um diferencial para os empresários.

O processo de armazenamento de documentos, sejam eles tributários ou trabalhistas, garante segurança jurídica para os negócios.

O começo do ano é o período de fechamento do balanço anual e hora de arquivar os documentos do ano anterior. Nessa época, é comum surgirem dúvidas a respeito do prazo de guarda dos documentos de uma empresa.

Esse prazo depende do tipo do documento – se é tributário ou trabalhista –, e da norma legal que exige sua exibição, especialmente para fins de fiscalização e cobrança de eventual dívida.

Mas qual o prazo de guarda dos documentos?

Para as empresas os principais documentos que devem ser guardados são os de origem tributária, trabalhista e fiscal.

Os documentos tributários em geral devem ser guardados por pelo menos 05 anos. Sendo alguns deles:

• Notas Fiscais (No caso do modelo eletrônico, o XML é que deve ser guardado);
  • Livros Fiscais em geral;
  • Comprovações de Imposto de Renda;
  • Comprovantes de contribuição fiscal como ICMS, PIS e COFINS;
  • Declarações em gerais (DASN, DIRF, etc.)

Contudo, os documentos de ordem trabalhistas têm prazos distintos de acordo com a sua importância:

Benefícios da guarda de documentos

• Em casos de fiscalizações, rapidamente pode se dar uma resposta com todas as solicitações necessárias. Não tenha dúvida que estará evitando multas desnecessárias para seu negócio.
  • Além da organização e segurança, a guarda de documentos traz bons resultados para os negócios.
  • Para as empresas que optam por terceirizar tal serviço, adquirem economia de espaço físico.
  • E também consulta online a qualquer momento quando quiser saber sobre algum documento específico.
  • Isto também traz diminuição de perdas de documentos e danos caso esteja guardado de forma irregular.
  • Isto tudo traz a segurança de que em qualquer momento que precisar do documento, ele será facilmente localizado.

Organização e gestão bem feitas: segredo do sucesso

• Dispor de um tempo e investimento para organizar os documentos de sua empresa fará do seu negócio um diferencial.
  • Além disto, garantir ferramentas que facilitem o seu dia a dia te auxiliará para que a guarda de documentos não seja um problema.
  • As empresas contábeis que procuram não ficar pra trás no quesito tecnológico, já dispõem de Backup em nuvem, assim seus clientes não precisam se preocupar quando o assunto é organização de seus documentos.

A exemplo, temos a guarda das XML´s. Uma empresa ao emitir uma Nota Fiscal, deve-se extrair sua XML, que nada mais é que um formato aonde é armazenado os dados da Nota Fiscal Online e a sua validade é garantida por meio de assinatura eletrônica. As empresas tem por OBRIGAÇÃO realizar a guarda dessas XML´s por pelo menos 05 anos.

Na Aci Contabilidade, você não precisa se preocupar com essa questão. O escritório dispõe de sistemas modernos que oferecem de Backup em nuvem com o intuito de ofertar o suporte no mais alto nível. Conte com quem pode te ajudar.

Gostou do artigo? Compartilhe com um amigo.

Fonte: Fenacon

Thiago Farias – CEO Aci Contabilidade