Principais erros ao abrir uma empresa, confira!

Abrir uma empresa é uma decisão de grande responsabilidade, sendo necessários diversos processos que demandam atenção, principalmente, nos detalhes mais técnicos. Alguns pontos de destaque são elaboração do contrato social, a escolha do tipo de tributação da empresa, a escolha do imóvel e obtenção de alvará.

Levantamos alguns pontos que podem ajudar o empreendedor a tomar alguns cuidados primordiais antes de colocar um negócio em prática.

1- Planejamento do negócio

Esse é um problema quase que geral. A maioria das empresas são abertas impulsivamente, e em função disso não há um plano de negócio estabelecido, público alvo e estrutura necessária, assim, antes de qualquer coisa é necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir.

Grande maioria dos novos empresários não seguem essa premissa. Aí n[os perguntamos: Se você planeja até uma viagem de final de semana, porquê não planeja a vida da sua empresa?

Muitas vezes após essa primeira análise se percebe a necessidade de uma capacitação e hoje se encontra um grande número de cursos de capacitação para empreendedores, muito gratuitos, até. Também é importante pesquisar o mercado em que pretende atuar, para ver em qual nicho de público se encaixará.

2- Cálculo de custos para começar a funcionar

É preciso que se tenha em mente que para colocar uma empresa para funcionar haverá custos que vão além dos que já se conhece no dia a dia de uma empresa com infraestrutura e pessoal. Dentre esses os principais são: Funcionários, emissão do alvará, aluguéis, dentre outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação.

Analisar esses custos são fundamentais para você já traçar um plano orçamentário (Receita x Despesa).

Para facilitar esse processo existem profissionais especializado em resolver a burocracia, se responsabilizando por essa parte, auxiliando o cliente a minimizar qualquer ‘dor de cabeça’ relacionada ao tema.

3- Elaboração do contrato social

Para toda empresa funcionar é imprescindível que se elabora um contrato social, é nesse documento que estão relacionados os pontos práticos do funcionamento da empresa.

Pontos primordiais que devem englobar são informações como nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos), qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros.

4- Opção pelo regime tributário que a empresa seguirá

Hoje três são basicamente três os regimes de tributação existentes, Simples, Presumido ou Real. A opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará deve ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros.

Outro ponto é que cada caso deve ser analisado individualmente, evidenciando que não existe um modelo exato para a realização de um planejamento. Apesar de muitos pensarem que melhor tipo de tributação é o Simples, existem até mesmo casos que esse tipo de tributação não é o mais interessante, mesmo que a companhia se enquadre em todas as especificações.

5- Definição da estrutura física

Além de definir o local onde será o empreendimento é necessário também que se adquira toda uma estrutura para o funcionamento da empresa, e isso dependerá de cada ramo de atuação, podendo ir desde maquinário até material de escritório.

Hoje uma ótima opção são espaços de escritórios compartilhados, que reduzem em muito os custos.

6- Obtenção de registros e licenças

Hoje a burocracia é tanta para empresas que grande maioria não possuem todos os registros e licenças necessários para o funcionamento, no que se configura em um risco jurídicos para essas, dentre os registro necessários estão o habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento), alvará de funcionamento, pagamento de taxas de funcionamento, dentre outras licenças necessárias dependendo da atividade da empresa.

É fundamental estudar esses pontos antes de realizar um alto investimento.

7- Contratação de uma contabilidade

Toda empresa necessita de uma contabilidade para funcionar. Essa área será responsável por estar gerando as informações imprescindíveis para a empresa esteja em dia com os órgãos públicos.

Também são responsáveis pelo cálculo de impostos e tributos que a empresa deverá pagar, bem como análise da situação contábil da empresa e geração de informações imprescindíveis para a gestão empresarial.

Gostou do artigo? Compartilha com um amigo.