DOAÇÃO DENTRO DA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, VEJA COMO REALIZAR!

Todos os anos, os brasileiros que têm rendimento anual superior ao teto estabelecido pela Receita Federal devem fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) ao Estado. Entre os meses de março e abril de 2021, os contribuintes que tiveram rendimento superior a R$28.559,70 em 2020 deverão realizar a declaração.

Apesar da característica obrigatória do IR é possível ir além, e destinar parte do Imposto a projetos sociais. No último ano, inclusive, a Receita Federal criou uma novidade para que o contribuinte possa doar, de forma direta, seus recursos para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais em favor do Idoso.

As doações totais estão limitadas a 6% do imposto devido ou da restituição, com até 3% sendo usados para cada categoria. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.

Como realizar a doação de parte do Imposto de Renda?

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, basta escolher o Fundo do Idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para doar, e optar pela esfera de atuação: nacional, estadual ou municipal.

No entanto, não é possível escolher uma entidade específica e, sim, a causa. É preciso escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, no formulário, é preciso clicar no botão “novo” e escolher o fundo.

Por fim, o contribuinte deverá informar o valor a ser doado, respeitando os limites, e o próprio programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final de entrega da declaração à vista.

Mesmo assim, estaremos exemplificando uma entidade que desenvolve projetos sociais com crianças especiais. Por ser uma Entidade sem fins lucrativos, a mesma depende de atitudes amorosas como essas para manter o foco no trabalho.

Passo a passo prático de como declarar:

Vamos começar lembrando que a doação é o último passo a seguir dentro da declaração.

Após concluir totalmente o preenchimento da sua declaração, vá até a aba “Fichas da declaração – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, e siga o passo-a-passo a seguir:

1. Selecione as opções “NOVO”, depois clique no fundo tipo “Municipal”, escolha a Unidade Federativa “Ceará”, o município “Eusébio – 19.017.150/0001-36” e verifique o Valor Disponível para Doação ao FMDCA:
  2. Preencha o campo do valor com o limite indicado;
  3. Na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, confira o valor que será destinado ao CMDCA no campo “Dedução de Incentivo” e o valor do imposto a ser pago;
  4. Transmitir a declaração para a Receita Federal clicando no botão inferior esquerdo: Entregar declaração;
  5. Clique na opção “Imprimir DARF – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, gere a guia com o valor a ser destinado e pague até o dia 31 de Maio de 2021.
  6. Para finalizar, pague a guia gerada com a doação. Ela por si só será distribuída para as entidades.

Mas se você estiver disposto a colaborar com entidade mencionada mais acima, você pode estar enviando diretamente o Recibo de entrega e Comprovante de pagamento do DARF para o email hipicachambord@gmail.com, e assim essa mesma poderá solicitar que essa doação seja revertida para seus projetos.

Obs. Pode doar tanto quem tem imposto a pagar quanto quem tem imposto a restituir.

Ou seja, se você teve um Imposto a restituir, você segue o mesmo passo a passo, inclusive a impressão e pagamento do DARF. Mas não se preocupe, esse valor não sairá do seu bolso, a sua doação realizada será acrescida junto da sua restituição.

Resumo

Isto é uma garantia que uma parte do imposto que será pago pelo contribuinte ao Fisco será destinado ao programa social beneficiado.

“Essa iniciativa precisa ser propagada e incentivada, sobretudo neste momento de pandemia e porque essa é uma ação sem ônus para o contribuinte. Esse recurso seria direcionado ao governo federal, o que muda com a modalidade de doação é que o contribuinte sabe exatamente qual será a destinação da verba.