Bem vindo ao nosso site!

  • Localização Av. Pontes Vieira, 2401 – Dionisio Torres

  • Email contato@acicontabilidade.com.br

  • Whatsapp (85) 99922-6999

Blog

A importância de uma Gestão Fiscal inteligente, entenda!

Todos sabemos (na verdade, nem todos, rsrs) que as empresas, independente do porte, estão sujeitas a cumprir com obrigações tributárias, organizar demonstrações contábeis e emitir notas fiscais. São situações que nenhum empreendedor tem como evitar!

Por isso, para alguns empresários em especial, a GESTÃO FISCAL pode representar uma enorme dor de cabeça. Isso acontece porque no Brasil, a legislação é complexa, a carga tributária é alta e muitos têm dificuldade de entregar resultados com base no planejamento estratégico da empresa.

Porém, a verdade é que a gestão fiscal aliada a modernas ferramentas pode representar uma excelente aliada para você administrar o seu negócio, controlar os processos e aumentar o faturamento. Continue a leitura e entenda o que é gestão fiscal, qual a sua importância e como aplicá-la dentro da empresa.

A importância da Gestão Fiscal para a sua empresa

A gestão fiscal vai muito além de organizar os impostos que a sua empresa deve pagar! Sempre que se fala em tributos no Brasil, torna-se inevitável destacar o impacto que a carga tributária costuma trazer para as empresas. Além disso, existe o fato de que a nossa legislação tributária dificulta ainda mais o entendimento de empreendedores.

Daí te faço 3 perguntas:

  1. Você sabia que uma boa gestão dos documentos fiscais pode te ajudar na estratégia de reduzir os custos com impostos?
  2. Que você pode gerir melhor seus recursos?
  3. Que também pode facilitar a administração do seu negócio?

Então, se você não sabe ou não entende muito bem o que é a gestão fiscal, vamos explicar o que é, quais seus benefícios e como aplicá-la na sua empresa.

O que é quais os benefícios da Gestão Fiscal

Consideramos gestão fiscal, como uma grande estratégia que pode te ajudar a evitar prejuízos nesse setor. Isso porque esse modelo de gestão leva em consideração diversos fatores, desde as obrigações acessórias e exigências tributárias até a guarda de documentos, que é obrigatória.

Acredite, todos os fatores envolvidos na gestão são de fundamental importância para a tomada de decisão.

Você sabia que nem sempre as companhias adotam o melhor regime tributário para o seu tipo de negócio?

Dessa forma, a gestão fiscal analisa qual a melhor forma de tributação para a sua empresa e consequentemente se realiza o planejamento tributário.

Veja os principais benefícios de uma Gestão fiscal em excelência:

  • Maior controle fiscal;
  • Evitar multas e penalidades por irregularidade;
  • Cumprimento de obrigações acessórias;
  • Auxílio no controle da saúde financeira.

Ou seja, a gestão fiscal engloba tudo o que envolve os aspectos tributários de uma organização.

Agora que você já sabe o que é a gestão fiscal e seus benefícios, veja como começar o processo.

Como fazer a Gestão Fiscal

Existem diversas maneiras de começar o processo de gestão relativo ao ambiente fiscal. Vamos elencar para você as principais:

  • Primeiro, é importante que o responsável pelo processo conheça a legislação tributária e também o cenário em que sua empresa está inserida.
  • É ideal que um contador da empresa ou especialista seja o responsável por iniciar esse processo.
  • Para o início desse processo, também é necessário ter em mãos os documentos fiscais da sua empresa. Isso ajuda o contador a saber quais e quando determinados impostos devem ser pagos.

Obs.: Além disso, é nessa etapa que será detectado se o melhor regime tributário para o seu empreendimento é realmente o que ele está inserido.

  • Emitir e guardar Notas Fiscais Eletrônicas. Esse é um passo mais relevante do que muitos empresários imaginam. Este é o documento que vai garantir a legalidade para a sua empresa e possibilitar a gestão fiscal.

P.s.: A lei exige que documentos fiscais sejam armazenados por 5 anos. Logo, é fundamental que você tenha esse documento caso ele seja solicitado pelo fisco. Então, não deixe de  armazenar este documento. Sem ele você corre o risco de ser multado e até, acusado do crime de sonegação de impostos.

Ainda não sabe como começar?

Sabemos também, que nem sempre é fácil iniciar o processo de gestão fiscal. Então, não exite em procurar ajuda especializada.

Nós da Aci Contabilidade, temos todo um sistema especializado voltado somente para a gestão fiscal dos nossos clientes.

Através de ferramentas especializdas, capturamos automaticamente todas as entradas e saídas de NFC-e, NF-e, NF-e, CF-e CT-e. E o melhor, SEM CUSTO adicional.

Não entendeu? Então vamos resumir em 5 pontos:

  • Capturamos automaticamente todas os documentos fiscais de entradas e saídas dos nossos clientes, através de nossos softwares parceiros.
  • Após captura e baixa dos documentos, o sistema organiza tudo automaticamente em uma pasta, por CNPJ, mês e ano. Isso mesmo, Todos os documentos da sua empresa sempre organizados e protegidos contra qualquer fiscalização.
  • O cliente não irá gastar o seu tempo com verificação de documentos, ou seja, o cliente está livre de documentos falsos que podem comprometer a idoneidade da sua empresa, os arquivos são capturados diretamente da Secretaria da Fazenda de seu estado através de certificado digital.
  • Todos os documentos salvos na nuvem, blindados contra qualquer acidente. Nossa ferramenta armazena todos os seus documentos na nuvem por mais de 5 anos, blindados pelos rígidos padrões de segurança da Amazon.
  • E o mais fantástico: Sem custo nenhum a mais, nossos clientes nunca mais precisarão se preocupar se os documentos fiscais estão fora de ordem ou correndo risco de desaparecimento.

Não é sensacional?

Alguém que entenda a legislação, sua atividade e seja capaz de compreender os processos da sua empresa, será de grande ajuda na hora de reduzir custos com impostos, te ajudar a controlar seus documentos, suas finanças e por consequência, evitar dores de cabeças indesejáveis com fiscalizações.

Além disso, é difícil que uma só pessoa tome conta de todo o processo e ele seja realizado de maneira eficaz.

Então, se você quer acompanhar e automatizar os processos, diminuir os custos da sua empresa e precisa de gestão fiscal inteligente para isso, fale conosco que te daremos todas as soluções.

Nós podemos te ajudar, acredite nisso!

Gostou do artigo? Encaminhe para um amigo empresário. 

Aci Contabilidade

Return to Top ▲Return to Top ▲