Bem vindo ao nosso site!

  • Localização Av. Pontes Vieira, 2401 – Dionisio Torres

  • Email contato@acicontabilidade.com.br

  • Whatsapp (85) 99922-6999

Blog

5 dicas para se planejar financeiramente diante da crise

Fazer um planejamento financeiro pessoal é fundamental em tempos de economia instável. Reservar um tempo para esse tipo de reflexão ajuda a reduzir o estresse com dinheiro, manter o equilíbrio das finanças e a construir uma trajetória mais firme para chegar a objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel próprio ou mesmo uma aposentadoria tranquila.

O consórcio de imóveis, por exemplo, é uma modalidade muito procurada por aquelas pessoas que não conseguem ter a disciplina de guardar dinheiro e desejam conquistar um apartamento, uma casa ou, até mesmo, uma sala comercial, seja para sair do aluguel ou para investimento.

De acordo com André Marini, diretor comercial da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, a modalidade é financeiramente viável para os mais diferentes perfis, mas o que faz a diferença é como se encara este compromisso. “Criar um roteiro para um futuro financeiro tranquilo deveria ser um hábito de todos, não apenas para quem tem mais recursos. Hoje, devido aos serviços online, obter assistência financeira está mais acessível do que nunca e, durante este período de instabilidade econômica, estas ferramentas devem ser ainda mais utilizadas”, lembra.

Uma pesquisa divulgada em janeiro de 2020 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que quase metade dos consumidores brasileiros não controla o seu orçamento. O mesmo estudo diz que, entre os que adotam um método apropriado de controle, somente 33% planeja o mês com antecedência, registrando a expectativa de receitas e despesas do mês seguinte.

Traçar um plano de ação bem definido é importante, especialmente em momentos de dificuldade. Por isso, veja abaixo algumas dicas:

1.    Mantenha hábitos como anotar os gastos, fechar o balanço do mês. Isso vai te ajudar na organização e no planejamento para os próximos meses. Muitos sistemas disponibilizam gratuitamente planilhas para controle financeiro. Ou então, trate com uma assessoria contábil que te ajude nessa questão. Um profissional é sempre bem vindos para somar no nosso negócio.

2.    Programe todos os pagamentos. Se você tem um plano de consórcio, por exemplo, busque sempre reservar o dinheiro para que o pagamento seja efetuado na data de vencimento. Caso você esteja passando por dificuldades financeiras, converse com a sua administradora para entender se é possível flexibilizar o valor da sua carta de crédito.

3.    Tenha uma reserva de emergência para lidar com imprevistos. É impossível prever fatos como uma pandemia, mas, quando se trata de finanças, o essencial é ter um reserva de emergência para cobrir gastos mais imediatos caso sua renda sofra alguma alteração.

4.    Não planeje sozinho. Converse sobre dinheiro em casa, discuta em que cada um pode economizar, peça colaboração e comprometimento de todos para o equilíbrio das contas da família.

5.    Reflita sobre o que é preciso mudar. Aproveite este período no qual estamos mais tempo em casa para fazer uma revisão das finanças e entender se seu padrão de vida permite que você alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

E, por fim, tenha em mente que é possível fazer um planejamento financeiro e curtir o presente tendo uma vida confortável. 

Return to Top ▲Return to Top ▲